sexta-feira, 21 de junho de 2013

Orçamentos mensais

Hoje deixo-vos aqui como separa os orçamentos, lembro que esta forma funciona bem com a nossa família, não quer dizer que seja a melhor opção para vocês.

O que considero importanto é que, na família não seja apenas um a organizar o dinheiro, a fazer todos os esforços e sacrifícios e a saber a situação financeira em que se encontra.



Experimentamos diversas formas antes de chegarmos a esta, que tem funcionado muito bem para nós. Algumas em que eu controlava todo o dinheiro, o que me dava uma tensão e preocupação que não eram justas enquanto o marido não tinha ideia da situação financeira e o contrário também.

Agora, no início do mês fazemos um orçamento de quanto podemos gastar durante o mês, deve incluir todas as despesas que pensamos ter.

Depois dividimos o orçamento em duas partes, eu fico com uma percentagem, que vai ser para todas as despesas da casa, como alimentação, produtos de limpeza, etc e o meu marido fica com outro tanto para o resto das despesas, transportes, roupa, extras, etc.

Os nossos orçamentos não são iguais em valor e devem permitir-nos cobrir todas as despesas, mas não ser demasiado fáceis de atingir.

Eu sou responsável pela minha parte e se ele quer alguma coisa especial, por exemplo, um jantar com algo mais caro, ele pergunta-me se é possível e decidimos, o mesmo se passa ao contrário, se eu por exemplo quero comprar uns sapatos, etc.

Algumas despesas, sobre as quais não temos controlo porque são fixas, ficam nm orçamento à parte, nisto incluimos gás, electricidade, prestação da casa, televisão, etc.

No final do mês voltamos a verificar como cumprimos o orçamento e fazer ajustes no orçamento do mês seguinte.

Se algum dinheiro sobrar no meu orçamento posso usar como entender e ele o mesmo, é um incentivo a poupar mais.

Espero que vos dê a ideia e ajude a separar os escargos, estes podem-se tornar bem pesados e criar problemas na relação se forem carregados apenas por um.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Reparar madeira riscada

Os riscos na madeira fazem as coisas ficar com um aspecto envelhecido e desleixado.



Agora há uma técnica muito simples, e tenho que dizer achei muita piada a experimentar.

Basta utilizarem uma noz, já descascasa e passarem com ela no risco da madeira.

Funciona mesmo, parece que estamos a pintar os riscos, ficando bem mais disfarçados.

Conseguimos dar um aspecto mais cuidado à nossa casa ,sem comprar aqueles marcadores especiais caríssimos para a madeira e em poucos minutos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dicas para passar a ferro

Engomar é uma daquelas tarefas que nunca termina, mal a pilha de ropa chega ao fim já estamos a adicionar mais, por isso quanto mais técnicas que nos ajudem melhor.



1 - Usar um borrifador de água pequeno em vez do borrifador do ferro para terem mais controlo sobre a água.

2 - Tecidos delicados ou com impressões a quente, utilizar um pano ou toalha entre a peça de roupa e o ferro para proteger.

3 - Calças de fatos e outras peças que ficam com brilho ao engomar, experimentem passá-las do avesso.

4 - Colocar papel de alumínio entre a tábua e o revestimento da mesma facilita o engomar, pois o papel de alumínio reflecte o calor enviando-o para a roupa.

5 - Se for engomar logo de seguida apanhe a roupa enquanto está ainda um pouco húmida, será mais fácil retirar vincos.

6 - Utilizar uma tábua de passar mangas para engomar manga e peças de roupa pequenas.

7 - Para poupar energia comece por engomar as peças que necessitam do ferro mais quente e depois desligue-o para as peças mais sensíveis.

8 - Mantenha o ferro em boas condições limpando a base regularmente, removendo o calcário e nunca o guardando com água no reservatório.

9 - Dobre peças grandes como lençóis ao meio no sentido do comprimento, passe um lado inteiro, depois dobre ao meio (lado já engomado para dentro), passe agora essa metade, continue passar e dobrar até acabar de passar todos os lados.

10 - Pendurem peças de roupa como camisas imediatamente depois de acabarem de engomar, eu gosto de ter alguns cabides ao lado da tábua enquanto a estou a utilizar, para evitar que vincos fiquem marcados com o calor.

11 - Sigam sempre as indicações e conselhos dos fabricantes do ferro e das roupas.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Aproveitar restos de comida

Os restos de comida devem ser encarados como uma oportunidade de fazer novas receitas.

Nós aqui em casa adoramos quiches, são saborosas, fáceis de fazer, podemos utilizar quase todos os restos de comida e agora no verão uma alternativa fresca para uma refeição mais leve.



Eu gosto de fazer tudo, mas podem comprar a base já feita.

Deixo-vos aqui a minha receita para que utilizem e façam alterações conforme gostem ou necessitem.

Massa:
100g farinha trigo
100g farinha trigo integral
100g de margarina
1 ovo
Sal q.b.

Coloquem as farinhas e o sal numa tigela e façam um buraco no centro para colocar a margarina em pedacinhos,

Amassem até começar a formar uma bola.

Juntem o ovo e continuem a amassar até estar uniforme e não se colar tanto aos lados da tigela e às mãos.

Coloquem numa forma de tarte e façam buraquinhos em toda a massa com um garfo.

Levem ao forno previamente aquecido até começar a descolar da forma, mas não deixem demasiado tempo, não deve cozer completamente.

Recheio:
2/3 ovos
Queijo ralado ou cortado em cubos pequenos
200ml de natas (podem ser de soja)
Vegetal à escolha: espinafres, alho francês, ervilhas, etc
outro recheio à escolha: carne, frango assado, fiambre, delícias do mar, camarões, etc
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Não tenho regras certas para fazer o recheio, apenas os ovos, o queijo ralado e as natas utilizo sempre, o resto dependo do que sobre, nos apeteça ou tenhamos em casa.

Misturem tudo muito bem e coloquem na tarteira.

Atenção que se os ingredientes que estiverem a utilizar forem de demorado tempo de cozedura os devem utilizar já cozinhados, por exemplo frango ou carne, de outra forma o tempo de levam no forno não será suficiente.

Levem ao lume até estar cozido, podem verificar a cozedura com um palito.

Um ultimo alerta eu não uso forma especifica para quiche, acho que a de tartes funciona perfeitamente e como a minha cozinha é pequena evito ter utensílios que apenas têm uma função, no entanto, se forem utilizar uma forma de quiches, elas são ligeiramente maiores podem necessitar de aumentar as quantidades.

Uma receita fácil que ajuda a que nada vá fora, mas sim dê vida a novas receitas saborosas. E vocês que receitas costumam fazer para utilizar sobras?

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cabelo hidratado

Agora estão na moda os óleos para o cabelo, são de facto fantásticos, dão brilho, ajudam a proteger e mantêm o cabelo hidratado.

Se tiverem, como eu o cabelo encaracolado, então são fantásticos, definem os caracois e evitam que o cabelo se estrague tanto, já que os cabelos secos têm a tendência a secar mais que os outros.



Esta dica descobri quando ainda não havia este tipo de óleos no mercado português e como tinha necessidade de um, acabei por encontrar algo que ainda por cima vai de encontro ao meu gosto por produtos naturais (gosto muito de saber o que coloco na corpo ou no cabelo) e normalmente saiem mais baratos.

Então, em vez de comprarem óleos que custam normalmente sempre acima dos 10€ experimentem substituir por um óleo natural seco.

O meu preferido é o óleo natural de coco, tem um cheirinho fantástico e basta realmente um bocadinho muito pequeno para deixar o cabelo fenomenal, além de que pode ser usado para várias outras coisas, por exemplo, disfarçar estrias, hidratar a pele, proteger os lábios, etc.

O óleo normalmente vem em frascos e com o frio facilmente fica com aspecto de pasta, não se preocupem, ponham um pouco nas mãos e com o esfregar ele vai ficar liquido novamente.

Tenham atenção que o óleo de coco não deve ser o de cozinhar, mas sim o para utilizar em beleza.

Outro óleo seco que podem usar com bons resultados é o tradicional óleo de amêndoas doces, além de económico, é muito fácil de encontrar em qualquer supermercado.

Uma última dica, se tiverem caspa devido a couro cabeludo seco, antes de lavarem o cabelo, ponham o óleo junto às raízes do cabelo massajando bem, utilizem uma quantidade maior até ficar um pouco oleoso, deixem actuar por meia hora ou mais se tiverem tempo, depois lavem como habitualmente.

Além de ajudar a acabar com a caspa, hidrata o cabelo profundamente, deixando-o sedoso e brilhante.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Deixar o lava loiças a brilhar

O hábito de arrumar a cozinha no final do dia é um que considero muito importante, não só é mais fácil lavar a louça antes que os restos sequem, como não há nada que me deprima como me levantar para fazer o pequeno almoço e ter a cozinha toda suja...

Por isso, depois de lavar a loiça e limpar as bancadas, gosto também de dar uma boa limpeza ao lava loiças.



Uma boa técnica para o limpar mais facilmente é, depois de limpo, passar com um pouquinho de azeite ou óleo num pano.

O lava loiças fica a brilhar e mais do que isso, a limpeza torna-se muito mais fácil já que os restos de comida e detergente não se agarram tão facilmente.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Conseguir mais sumo dos citrinos

Conseguir mais sumo dos citrinos e espremê-los é muito simples com este truque.



Coloquem as laranjas ou limões no microondas, cerca de 20 segundos é suficiente, depois é só cortá-los e espremer como habitualmente.

Assim, os citrinos rendem mais sumo :)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Remover odores das mãos

Quando cozinharmos ficamos muitas vezes com odores desagradáveis nas mãos, como cebola ou alho.

Removê-los parece muito dífícil, mesmo depois de lavarmos as mãos várias vezes eles continuam a persistir por cima do odor a sabonete.



Existe no entanto um truque muito simples, as que funciona muito bem.

Já viram aqueles sabonetes metálicos que servem para retirar os cheiros, pois é, eles funcionam porque são de aço inoxidável e este ajuda na remoção dos odores, mas não precisam de comprar estes "sabonetes".

Basta que olhem à volta e esfreguem as mãos em algo de aço inox, os mais comuns exemplos são: a faca que acabámos de utilizar (cuidado para não se cortarem), uma colher ou o próprio lava loiças.

Simples e eficaz, acabaram-se as mãos malcheirosas :)

terça-feira, 11 de junho de 2013

Arrumar botas

Agora que estamos quase no verão, que apesar de tardio, esperamos tenha vindo para ficar, é tempo de trocar as roupas de inverno com as de verão.



Para arrumarem as botas de cano alto sem que estas dobrem e percam a forma, experimentem colocar uma garrafa de água de litro e meio vazia dentro de cada uma.

É uma forma barata e eficiente de manter as botas em condições e reutilizar as garrafas vazias :)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Resultado do Passatempo Compeed

Já temos o resultado do passatempo da amostra Compeed :D



Os nomes de quem participou foram organizados alfabeticamente e os números sorteados com o random.org.

As vencedoras são:

- Berta Alexa Amado
- Xana Jesus
- Nita Santos
- Helena Baptista
- Diana Batista

Parabéns a todas! Por favor enviem a vossa morada por mensagem privada para que possa enviar as amostras.

sábado, 8 de junho de 2013

Limpar o colchão

Os ácaros adoram os nossos colchões.



Estes bichinhos horrosos alimentam-se da nossa pele e adoram o escuro, o calor e a humidade, além de serem responsáveis por alergias.

Mudar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana, lavando os lençois com temperaturas mais altas e esperar pelo menos meia horan antes de fazer a cama depois de nos levantarmos ajuda a combatê-los.

No entanto, limpar o nosso colchão é também um passo muito importante.

Misturem 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de amaciador da roupa e espalhem directamente sobre o colchão.

Esperem durante uma hora, o bicarbonato de sódio vai matar os ácaros.

Aspirem o colchão e está pronto a ser usado novamente.

Repitam este processo a cada 3 meses.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Análise dos espaços organizados

Muitas vezes acabamos de organizar alguma coisa e ficamos muitíssimo felizes com o resultado, no entanto, por vezes, ao fim de poco tempo tudo voltou à desordem anterior.

Verifiquem os pontos que organizaram e façam este teste ao fim e um mês.



O espaço continua organizado?

Se não procurem descobrir o motivo, que na minha experiência pode ser um dos seguintes:

1 - O espaço organizado não ficou funcional, é difícil de utilizar ou demasiado trabalhoso. A solução passa por encontrar uma forma de organização diferente, por exemplo, temos papeis para separar em diversos dossiers, experimente separá-los assim que os recebe por correio num separador colorido para uma vez por semana arrumar.

2 - O espaço ficou muito bonito e organizado, por isso agora tem medo de desarrumar, acabando por colocar as coisas em outros sítios. A organização deve servir-nos e não o contrário, se isto aconteceu, lembre-se que ao criar caos noutro lado está a criar mais stress. A casa deve funcionar como um todo, de nada serve um espaço estar perfeito quando ao lado está tudo ao monte.

3 - Ficou com demasiadas coisas, entretanto arranjou novas coisas que deveriam ser colocadas no espaço organizado e ficou sem espaço. Faça uma avaliação se realmente necessita de tudo o que lá se encontra, se a resposta for não simplesmente remova esses items, se a resposta for sim procure encontrar ou criar novos espaços de arrumação.

Mais do que organizar apenas para deixar tudo bonito e agradável, e acredito que devemos organizar para que seja fuuncional. De que serve termos tudo em lindas caixas que combinam e em qe gastamos dinheiro se depois não servem as nossas necessidades.

Sempre que estejam a organizar lembrem-se que a função tem prioridade sobre a decoração.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conservar flores frescas por mais tempo

Eu adoro ter flores frescas em casa, alegram, cheiram bem e dão um ar de cuidado e de vida que eu adoro.



Existem alguns truques simples para que as flores durem mais tempo frescas e bonitas:

1 - Se for comprar flores, prefira ir de manhã antes que estas passem o dia ao sol e ao calor.

2 - Corte o caule em diagonal para permitir uma maior absorção de água.

3 - Retire todas as folhas que ficariam dentro de água.

4 - Coloque-as num jarro limpo, os jarros de prata ajudam a conservar por mais tempo.

5 - Misture 2 gostas de lixívia na água, ajuda a eliminar as bactérias e bolores que estragam as flores.      Colocar uma aspirina também funciona mas fica mais caro.

6 - Não as flores directamente ao sol, por exemplo, junto a uma janela.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estender roupa

Pôr a roupa a estender pode parecer uma tarefa simples e sem grandes segredos, no entanto, existem algumas dicas que ajudam a que seja mais fácil engomar a roupa.



Se possível, estenda a roupa logo depois de a máquina acabar de lavar,deixando mais tempo na máquina os vincos acabam por ficar mais definidos e pode criar cheiros e bolores na roupa.

Sacuda e estique bem a roupa antes de estender e coloque-a no estendal o mais direito possível.

Coloque as molas no sítio das costuras ou sítios que não sejam visíveis, por exemplo, debaixo dos braços.

Estenda as lãs na horizontal, de outra forma pode ter tendência a deformar com o peso da água.

Se não tiver acesso a toda a corda da roupa coloque primeiro as peças que demoram mais tempo a secar e no fim, as peças que secam mais depressa, estas ficarão mais próximo da janela e poderá apanhá-las assim que estiverem secas, sem ter que esperar pelas outras peças.

Finalmente, apanhar a roupa muito ligeiramente húmida e engomá-la de seguida torna a tarefa de passar a ferro muito mais fácil e rápida.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Congelar vegetais

Eu gosto de ter os vegetais sempre à mão e já preparados, acho muito mais fácil e rápido de utilizar.

Por isso, recomendo que comprem em quantidades maiores, arrangem e congelem em porções.



Desta forma, sempre que precisarem só necessitam de ir ao congelador e retirar o que necessitam.

O maior cuidado será o de branquear* a maioria dos vegetais e alguns vegetais que vou congelando em camadas soltas e transferindo para um saco para não ficarem colados.

É uma forma prática de ter os produtos sempre à mão e muitas vezes bem mais barato do que comprar já congelados.

*Branquear é um processo que ajuda na conservação dos vegetais e consiste na colocação em água a ferver por um curto período de tempo, seguindo-se a colocação em água fria para parar a cozedura.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Esfoliante corporal caseiro

Este esfoliante caseiro não só deixa a pele muitíssimo macia, como cheira bem e utiliza uma das premissas que eu gosto de reutilizar tudo.

Sabem aquelas borras de café que normalmente deitamos fora, pois é, são um esfoliante excelente.



Podem utilizar as borras directamente na pele enquanto estão no banho, depois é só lavar normalmente e colocar um hidratante depois do banho.

Se quiserem um esfoliante mais rico, ou mesmo para oferecer como prenda, experimentem juntar um pouco de óleo de amêndoas doces ou óleo de coco.

Se a textura for demasiado suave para o vosso gosto podem adicionar um pouco de sal grosso.


sábado, 1 de junho de 2013

Como arrumar correctamente o frigorífico

A arrumação do frigorífico deve ser feita por zonas para podermos aproveitar as temperaturas ideais para cada tipo de alimentos, de forma a evitar que estes se estraguem antes do tempo.

Na porta devemos guardar a manteiga, o leite e os sumos de fruta.

É a parte mais susceptível a mudanças de temperatura por causa de ser aberta.

Nas gavetas deve colocar a fruta e os legumes, tenha atenção que se existir fruta demasiado madura vai amadurecer o resto mais depressa.

Nas prateleiras de cima coloque o iogurte, queijo, compotas, frascos de maionese, ketchup, etc. É o local menos frio do frigorífico e estes produtos são mais resistentes.

Nas prateleiras de baixo, zona mais fria, coloque a carne e o peixe cru ou cozinhado, charcutaria, conservas abertas e bolos com creme.


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Limpar o Microondas

Os microondas acumulam comida seca e ficam sujos rapidamente se não os limparmos regularmente.

O meu primeiro conselho é que tapem tudo o que levem ao microondas com uma cobertura própria que existe à venda na maioria dos supermercados, todos os salpicos de comida ficam retidos nessa parte e depois é só retirá-la e lavar normalmente.



Para limpar o microondas em si coloquem um recipiente que seja seguro de ser utilizado no microondas com água e limão durante uns minutos, 2 ou 3 devem ser suficiente, até o interior ficar com condensação.

Depois é só limpar com um pano seco e limpo.

Todos os restos de comida devem sair facilmente e a cozinha ainda fica a cheirar bem :)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Amolecer margarina

As receitas que usam margarina ou manteiga, principalmente as massas,pedem muitas vezes a mesma à temperatura ambiente.



Muitas vezes acontece esquecermos e ela estar demasiado fria, a massa demora mais tempo a fazer e os resultados não são tão bons.

Quando isto acontecer da próxima vez experimentem ralar a margarina com o ralador, vão ver que em pedaços mais pequenos ficará à temperatura ambiente muito mais depressa.

Passatempo Compeed

Fui seleccionada num site de campanhas de passa-palavra para experimentar os pensos para bolhas Compeed e podem experimentar comigo também :D




Vamos oferecer 5 amostras através da nossa página do Facebook https://www.facebook.com/pages/A-Joaninha-Organizada/186124548209259?fref=ts , podem encontrar todos os detalhes em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=192414497580264&set=a.192414494246931.1073741828.186124548209259&type=1&theater .

Os pensos têm vários benefícios, se forem como eu que com os sapatos de salto novos fico imediatamente com os pés feridos e com bolhas:

1. Aliviam de imediato a dor e a pressão;
2. Proporcionam as condições ótimas para uma cicatrização mais rápida;
3. Previnem a formação de crosta;
4. Protegem contra a água, sujidades e bactérias;
5. Absorvem o exsudado das feridas e bolhas;
6. Permanecem no lugar durante vários dias;
7. Adesivos compatíveis com a pele, hipoalergénicos;
8. Elásticos, flexíveis e discretos.

O site é o www.embaixadores.com, podem inscrever-se e terão oportunidade também de responder a questionário e ser seleccionados para campanhas em que recebem produtos para experimentar gratuitamente.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Matar bactérias em 2 minutos

As esponjas e os panos de limpeza são um lugar de excelência para a propagação de bactérias devido à humidade e restos de comida ou lixo que podem lá ficar agarrados.
No entanto, manter as esponjas e panos absorventes livres de bactérias é muito simples e rápido.

Depois de as utilizarem coloquem-nas húmidas no microondas durante 2 minutos na potência máxima, tenham cuidado quando as tirarem para não se queimarem.

As esponjas estarem húmidas evita o risco de estas pegarem fogo.

Segundo indicam os estudos, o calor que o microondas produz mata 99% das bactérias durante estes 2 minutos.

Tenham atenção e nunca coloquem nada que tenha partes metálicas, por exemplo, esfregão de arame, dentro do microondas.

É uma forma muito rápida e eficaz de manter as esponjas nas melhores condições.



terça-feira, 28 de maio de 2013

Poupar com a regra dos 80%

Poupar também passa pelos pequenos gestos e são estas pequenas coisas que acumulam e fazem no fim uma grande diferença.



A verdade é que, regra geral, usamos sempre mais produtos que necessitamos e isto aplica-se a quase tudo, da pasta de dentes ao champô, até aos detergentes da louça e da casa.

Uma boa dica neste sentido é a de utilizarmos apenas 80% da quantidade que usamos normalmente, vão ver  que na maioria dos casos será mais do que suficiente.

Ao seguir esta regra simples estamos a ajudar o ambiente com menos produtos e embalagens e também a nossa carteira :)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reutilizar a água de cozer ovos

Da próxima vez que cozam ovos não deitem a água fora.

Ao cozer parte do cálcio da casca dos ovos passa para a água, por isso, utilizem esta água para regar as plantas que elas vão agradecer, podem também utilizar as cascas para  o mesmo efeito.



O cálcio é um elemento essencial no desenvolvimento e crescimento das plantas e vai fazer com que fiquem mais bonitas.

Outra opção para a água dos ovos e para quem tem problemas de estômago é utilizá-la para fazer café ou chá, o cálcio vai cortar a acidez e fazer com que não sejam tão agressivos.

O meu ojectivo é tentar ter zero desperdício aqui por casa, por isso, esta dica enquadra-se nesse sentido, poupar e reutilizar :)


sábado, 25 de maio de 2013

Desentupir canos

Se precisarem de desentupir canos, experimentem esta solução.



Deitem bicarbonato de sódio no ralo e depois vinagre, vai fazer uma reacção química com espuma, é normal.

Esperem 15 ou 20 min e deitem água a ferver.

Se necessário repetir o processo.

Não só desentope os canos como os desinfecta e acaba com as odores :)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Inventórios da despensa, frigorífico e congelador

Aconselho vivamente a que mantenham inventórios actualizados de tudo o que possuem na despensa, frigorífico e congeladores/arcas.



Tentem manter sempre esta lista actualizada com os produtos, data de validade, data de congelação, quantidade, preço por unidade e em alguns itens data de abertura do pacote.

Se tiverem esta informação pouparão muito dinheiro em compras desnecessárias e alimentos que se estragão por passarem da validade, além disso, saberão qual o preço ideal que deve pagar por determinado produto (não se esqueçam de tentar acumular promoções e vales em todos os produtos que consigam).

Terão também uma ideia das quantidades que usam, por exemplo, sabem quanto tempo vos dura uma embalagem de detergente da loiça, ou um pacote de farinha, esta inforação permite-nos planear as nossas compras ainda melhor, já que na maioria dos produtos não necessitamos de um stock maior que 3 meses, já que a maioria das promoções são cíclicas.

Eu gosto de manter um ficheiro pendurado na despensa, assim posso actualizá-lo sempre que necessito, alé disso, tenho-o plastificado e escrevo com marcador de quadro branco, é só apagar e actualizar :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acabar com os cheiros no caixote do lixo

Os caixotes do lixo acabam sempre por adquirir cheiros.


Uma solução pratica para acabar com estes maus odores é colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do caixote, antes de colocar o saco de plástico.


O bicarbonato de sódio funciona como um deodorante, eliminando os cheiros desagradáveis que se podem acumular.

A dica acima não dispensa que o caixote seja esvaziado sempre que cheio, que os pingos sejam limpos imediatamente e que pelo menos uma vez por mês seja limpo a fundo.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desinfectar locais escondidos em nossas casa

Existem alguns lugares que quando limpamos a casa muitas vezes no esquecemos e se os limpamos não os desinfectamos, no entanto, podem ser alguns dos locais que acumulam mais bactérias e consequentemente maior risco de transmissão de doenças e infecções.

Estes sítios devem ser desinfectados, no mínimo todas as semanas, muitos deles mais do que isso, passando com alcool ou lixívia.

Os interruptores da luz são um dos locais prefenciais para contagio de doenças. Todos os dias todos os membros da família acendem e apagam as luzes inumeras vezes e muitas delas com as mãos sujas.


Os puxadores da cozinha, quantas vezes estamos a cozinhar e precisamos de algo, lá vamos nós com as mão sujas e abrimos uma gaveta ou armário, o mesmo com a porta do frigorífico e congelador.

É necessário muita atenção, pois pode provocar contaminação entre alimentos, por exemplo, carne que pode ter bactérias que são eliminadas com o lume, mas tocamos no puxador de uma gaveta para retirar uma faca, entretanto levamos a carne ao lume e fazemos a salada, precisamos de outro utensílio e lá vamos novamente à mesma gaveta, quando tocarmos na salada estamos a passar as tais bactérias, que não desaparecem mesmo se lavarmos a salada bem e podem provocar doenças muito perigosas.

A mesma contaminação pode acontecer com os pingos de carne a descongelar para outros vegetais dentro do frigorífico.

Outro local que muitas vezes nos passa despercebido é o auscultador do telefone, ou o telemóvel, quando falamos ao telefone, colocamo-lo perto da boca e com o falar é natural que bactérias e particulas de cuspo microscópicas saiam das nossas bocas, por isso é outro sítio que necessita da nossa atenção.

As teclas de computador também devem ser desinfectadas, já que tendem à acumulação de detritos.

Os canos de nossa casa também podem acumular detritos que podem levar à formação de bolores, por isso devemos deitar 1 litro de água a ferver semanalmente, podemos ainda misturar um bocadinho de lixívia para tornar esta solução ainda mais eficaz.


Finalmente, as torneiras de nossas casas, necessitam de limpezas profundas, quantas vezes não as abrimos para lavar as mãos tendo-as sujas, depois lavamos as mão e voltamos a fechar a torneira, tocando novamente no mesmo sítio e contaminando com a sujidade que tinhamos anteriormente, isto pode ser perigoso, especialmente, na elaboração de alimentos.

Existem inúmeros locais deste género espalhados pelas nossas casas, as janelas, os interruptores dos aparelhos electrónicos, entre muitos outros, que necessitam um olhar e avaliação cuidados.



terça-feira, 21 de maio de 2013

Remover manchas de desodorizante

As roupas escuras facilmente ficam manchadas com nódoas de desodorizante, que são inestéticas e difíceis de sair com a lavagem.



Se têm peças de roupa a que isto aconteceu, experimentem enrolar um collant e esfregar a nódoa, na maior parte dos tecidos vai desaparecer imediatamente.

Mais simples e fácil não podia ser :)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exercício sem desculpas!

Fazer exercício tem inúmeras vantagens para a nossa saúde, mas para além disso faz-nos sentir bem, ficamos com mais energia, mais positivos e mais confiantes.

No entanto, arranjamos sempre imensas desculpas para não fazer ou não manter o exercício.



Quantos de nos tinham como resolução de ano novo fazer exercício, ou simplesmente dizemos que andamos demasiado ocupados, ou que é demasiado caro entrar para um ginásio?

O mais importante é arranjarmos uma actividade física de que gostemos e que nos possamos ver a fazer mesmo passados vários meses, qual é o sentido daquele novo exercício que é fantástico e super eficaz se o achamos aborrecido na primeira vez que o fazemos? Escolham algo de que gostem e vos dê prazer.

Em seguida decidam uma altura do dia em que vão fazer exercício e escrevam no vosso horário, não digam que vão tentar fazer exercício a essa hora, esse tempo passa a ser sagrado para vocês, afinal merecemos cuidar de nós próprios e as nossas famílias também merecem o melhor de nós.

Tentem arranjar um companheiro de exercício, um amigo ou envolvam a família, ter alguém que nos motive e a quem nós façamos o mesmo pode fazer toda a diferença.

Finalmente, existem imensas opções de exercício que são de borla ou quase.

Podem ir andar para um parque, à beira mar ou simplesmente passear e ver os monumentos da vossa cidade, mas andem depressa o suficiente para sentirem o vosso coração a acelerar, os mais desportistas podem mesmo correr ou andar de bicicleta.



Outra opção que eu gosto são os vídeos de exercício, existem imensos e pela internet conseguem-se alguns bons negócios em que não são dispendiosos, escolham um divertido e que gostem e toca a exercitar em frente à televisão!

Existem inúmeras opções, escolham algo de que gostem e sejam constantes, sem desculpas, sejam activos e mais saudáveis.

domingo, 19 de maio de 2013

Diferentes usos para a pasta de dentes

A pasta de dentes, para além de nos ajudar a manter um sorriso perfeito, tem muitos outros usos no dia a dia que muitas vezes desconhecemos.

Aqui têm 10 dicas para problemas em que provavelmente nunca pensaram em usar pasta de dentes (funciona melhor se a pasta não for gel):




1 - Remover marcas de lápis ou lápis de cera das paredes. Se a veia artística dos vossos pequeninos os fez deixar desenhos pelas paredes, ponham um bocadinho de pasta de dentes (sem ser gel) na parede onde as marcas estão, esfreguem suavemente com um pano macio e limpem com água morna.

2 - Se acabaram de cozinhar e não conseguem retirar o cheiro a alho, cebola ou peixe das mãos, experimentem lavá-las com um pouco de pasta de dentes.

3 - Limpar a base do ferro de engomar, se a base do ferro começa a pegar uma das soluções pode ser limpá-la com um pouco de dentífrico.

4 - As solas de borracha dos ténis ficam muitas vezes com marcas negras que são muito difíceis de tirar, mas não se utilizarem uma escova de dentes velha e pasta de dentífrica, que não seja gel.

5 - Evitar condensação em óculos, tanto nos óculos de piscina como nos óculos normais, se passarmos uma camada de pasta de dentes na lente e depois retirarmos ficará com uma protecção contra a condensação. A mesma técnica pode ser utilizada para evitar a condensação no espelho da casa de banho.

6 - Limpar riscos de um DVD ou CD, se têm riscos leves basta passar com um algodão com pasta de dentes sobre toda a superfície, passar com água e secar com um pano limpo, seco e suave.

7 - Limpar sapatos e malas de pele, os riscos em acessórios de pele desaparecem esfregando com um pouco de pasta de dentes e limpando em seguida com um pano limpo e húmido.

8 - Remover nódoas de caneta ou baton, dependendo do tecido um pouco de pasta de dentes pode ser a solução para remover estas manchas.

9 - Retirar manchas de água da madeira, manchas de água por exemplo de copos podem ser retiradas utilizando um pouco de pasta dentífrica e sal com um pano suave, limpar os restos com um pano húmido e deixar secar antes de colocar óleo para madeiras.

10 - Secar borbulhas, um pouquinho de pasta de dentes em cima de uma borbulha vai ajudá-la a secar mais rapidamente.



sábado, 18 de maio de 2013

As tarefas que mais odiamos

Existem sempre tarefas domésticas que odiamos, para uns é lavar a loiça, para outros passar a ferro, qual o segredo para conseguir fazer estas tarefas repetidamente mesmo não gostando?

Infelizmente, não há milagres, mas algumas dicas podem ajudar.



Para mim, o importante é encararmos tudo como uma benção disfarçada,.

Temos pratos para lavar, é óptimo sinal que temos o que comer e tivemos uma boa refeição caseira.

Roupa para passar, lembrarmo-nos de como é bom deitar nums lençois lavadinhos e bem passados, ou então, ver o nosso marido ou filhos com a roupa impecável.

Agendem estas tarefas mais ingratas para dias ou horas específicas, escrevam no vosso horário e não deixem para fazer noutra altura. Se não fizerem um dia no dia seguinte terão ainda mais para fazer e a vontade será ainda menor.

Lembrem-se que para muitas tarefas a prevenção é essencial, por exemplo, lavar carpetes, se não tiverem manchas difíceis porque não usamos sapatos em casa torna-se muito mais fácil. Outro exemplo será o de limpar o frigorífico se tiverem o cuidado de verificar se tudo o que lá colocam está impecavelmente limpo e sem pingos, entre muitos outras.

Uma boa gestão do lar deve ser constante e eficiente, eu gosto de pensar que devo gerir a minha casa como um hotel de 5 estrelas, deve ser o mais confortável possível, eficiente e com atenção aos pormenores.

Se nos sentirmos bem nos nossos lares, será mais fácil sairmos todos os dias para enfrentar os desafios lá fora com sucesso.

Conservar morangos por mais tempo

Cá em casa adoramos morangos de todas as formas, ao natural, em bolos, doces e até nas saladas...

No entanto, se deixados no frigorifico rapidamente ficam moles e até mesmo com bolor.




Se quiserem que durem mais tempo, nas condições iniciais, experimentem seguir este processo, pode ser usado não só nos morangos, mas com todos os frutos vermelhos:

Em primeiro, com os morangos ainda inteiros, lavá-los muito bem em várias águas.

Em seguida, deixá-los de molho numa solução de agua e vinagre por 15 a 20 min.

Finalmente, passe-os novamente por água limpa e arranje-os a gosto retirando os pés e as folhas.

O vinagre mata as bactérias e os esporos de bolor, ajudando os morangos a manterem-se impecáveis por muito mais tempo.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Funil Improvisado

Muitas vezes não possuimos um funil em casa, parece que nunca vamos utilizar, até que aparece uma situação em que precisamos e não temos nenhum disponível.

Agora podem seguir esta dica, se o que precisam de transferir é algo sólido, como por exeplo feijão, cortem um canto de um envelope e utilizem. Podem também utilizar um filtro de café com o mesmo efeito.



Se precisam de fazer a transferência de líquidos, cortem o canto de um saco de plástico.

Às vezes temos coisas em casa que podem ser utilizadas para mais que uma função e nem nos apercebemos. E vocês o que costumam utilizar para fins inesperados?


Benefícios das bananas

Quando acabarem de ler este post nunca mais vão olhar para as bananas da mesma forma!

Este fruto tão comum, que temos sempre na fruteira, tem afinal imensos benefícios escondidos para a nossa saúde.



Se não acreditam então vejam:

1. Energia: As bananas contém 3 tipos de açúcar: sacarose, frutose e glicose que dão imediatamente levantam os nossos níveis de energia. Alguns estudos indicam que 2 bananas proporcionam energia suficiente para 90 minutos de exercício intenso.

2 - Depressão: Ajuda na depressão, isto acontece porque contém triptófano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, conhecida pelos efeitos relaxantes, que melhoram o nosso humor e nos fazem sentir mais felizes.

3 - Anemia: Cheias de ferro as bananas estimulam a produção de hemoglobina e são um aliado na luta contra casos de anemia.

4 - Pressão Arterial: Sendo extremamente ricas em potássio, no entanto baixas em sal, são perfeitas para combater os problemas de pressão arterial.

5 - Concentração: Investigação tem mostrado que ao ser rica em potássio a banana ajuda na apredizagem, deixando os estudantes mais alerta.

6 - Obstipação: Ricas em fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a restaurar o funcionamento normal dos intestinos sem recurso a laxantes.

7 - Ressaca: Uma dos melhores remédios para a ressaca é um batido de banana adoçado com mel. Enquanto a banana acalma o estômago, o mel ajudar a recuperar os níveis de açúcar normais e o leite reidrata.

8 - Azia: As bananas têm um efeito anti-ácido natural, por isso, em caso de azia experimente comer uma banana para uma sensação de alívio.

9 - Enjôos Matinais: Comer bananas entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e evitar o enjôo.

10 - Picadas de Insectos: Experimente passar a parte interior da casca da banana sobre a picada, ajuda a reduzir a irritação e o inchaço.

11 - Nervos: Ricas em vitamina B ajudam a acalmar o sistema nervoso.

12 - Úlceras: A banana é usada em dietas contra desordens intestinais devido à textura macia. Ajuda com o excesso de acidez e a reduzir a irritação ao revestir a mucosa do estômago.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Acabar com a desordem, o mais difícil é começar!

Por vezes, todos sentimos que temos demasiadas coisas em casa, acabamos por não deitar nada fora porque podemos algum dia vir a precisar.

Na maioria das vezes esse dia nunca chega e os nossos roupeiros, gavetas, prateleiras, etc deixam-nos desanimados pela quantidade de coisas que lá estão e pelo difícil que é organizá-las e limpá-las.



Parece uma tarefe hercúlea, mas o importante é começar e não desistir.

Comece por uma área pequena, um roupeiro, ou mesmo apenas uma gaveta e não tente fazer tudo num dia.

À medida que for avançando e que tudo começar a ficar organizado e livre de demasiadas coisas vai começar a sentir-se mais entusiasmada e motivada para continuar.

A primeira coisa é arranjar o material que vai necessitar, sacos de plástico para o lixo, caixotes e outro material para o que pretender guardar.

Olhe para cada coisa que tem no espaço a organizar individualmente e pergunte-se: se é algo útil ou decorativo/bonito.

Agrupe tudo o que retirar em 3 grupos: manter, doar ou deitar fora.

Lembro que poucas mas bem escolhidas peças de decoração dão um ar mais agradável e limpo, valorize o que tem, em vez de esconder entre demasiadas coisas.

Agora que deve ter o espaço livre de tudo, aproveite bem para limpar a gaveta, móvel, e depois de bem seco, recomece a arrumar o que decidiu manter.



Lembre-se que cada coisa deve ter um lugar próprio, que divisórias e caixas ajudam a manter as coisas divididas e no seu lugar.

Para manter as coisas organizadas, é simples, lembre-se que tudo tem um lugar próprio e depois de ser utilizado deve ser imediatamente reposto nesse sítio.

Finalmente, olhe para o que fez e deixe que sirva de motivação para continuar para outros espaços.


Pirilampo Mágico

Começou ontem a Campanha Pirilampo Mágico que pretende, para além de angariar fundos para as associações Cerci´s e congéneres, a "Informação e Sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena deste tipo de população." (http://www.fenacerci.pt/pirilampo/historial.html)
Esta é uma campanha que muito acarinho e que tem uma muito nobre missão.

Acho importante, os que têm crianças explicarem-lhes o valor de ajudar o próximo e a importância da inclusão de todos para uma sociedade melhor.

Vamos todos contribuir e comprar o Pirilampo Mágico!

Limpar Cobre

Com o tempo e a utilização os utensílios e panelas de cobre ficam manchados e descoloridos.



Para devolver o brilho e deixá-los como novos não são necessários químicos agressivos, basta seguir este truque muito simples.

Cortar um limão ao meio e colocar sal refinado na parte cortada, depois é só esfregar o cobre com a metade do limão. Atenção que utilizar sal grosso em vez de sal refinado pode riscar o cobre mais delicado.



Outra opção passa por fazer uma pasta com vinagre e sal refinado, com a ajuda de uma esponja esfregar esta mistura no cobre para lhe devolver o brilho inicial.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Planear Refeições

Organizar os menus semanais ou mensais considero ser uma das tarefas mais importantes para pouparmos e fazermos uma melhor gestão doméstica.

Antes de começarem a planear as refeições para durante a semana aconselho vivamente a que vejam o que têm na despensa e no congelador/frigorífico, esses alimentos devem ser os primeiros a integrar as refeições.




Pode poupar-se muito dinheiro utilizando os produtos que já temos, além disso evita-se que passem da validade ou estejam demasiado tempo congelados.

Uma boa opção será também a de verificarem os folhetos e as promoções que existem nessa semana, vejam o que podem comprar a um preço atractivo e planeiem as refeições adequadamente.

Outro passo muito importante, será o de pensarem as actividades que tenham durante a semana e poderão constrangir o tempo para cozinhar, por exemplo, um dos filhos tem jogos de futebol às terças ao final do dia,  então tenha isso em consideração e não se decida por uma receita muito demorada ou elaborada, mas algo mais simples ou rápido, o mesmo com consultas médicas, dias que trabalhem até mais tarde, etc...

Façam refeições nutritivas e equilibradas e tentem diversificá-las, se um dia é peixe no outro é carne, se o almoço for batatas, o jantar pode ser arroz, etc, todos os dias devem incluir fruta e legumes.



Usem legumes e frutas da época, para além de mais saborosos, estarão a preços muito mais económicos.

Coloquem a ementa por escrito (podem encontrar uma para começarem aqui).

Agora que sabem o que vão fazer durante a semana, podem fazer as compras, vão ver que sabem exactamente o que vão precisar e evitam gastos desnecessários.

Se algum dia falhar ou sobrar comer, não faz mal, utilizem as sobras para fazer uma refeição deliciosa e a que não foi feita esta semana pode passar para a seguinte!



Pele Fantástica! Esfoliante Caseiro

Tenho sempre dificuldade em encontrar bons esfoliantes e os preços não são convidativos.
Esta dica que vos deixo é sem dúvida o melhor esfoliante que já experimentei e além de ser caseiro é super económico. 

O truque é usar Bicarbonato de Sódio, sim, o que se usa nos legumes ou nos bolos, a verdade é que tem uma imensidão de utilizações, algumas das quais entraremos em detalhe em posts futuros.



A esfoliação é um dos passos mais importantes para uma pele perfeita, ajuda a limpar em profundida, retira as células mortas e deixa a pele prontinha a receber uma boa máscara ou hidratante.




Existem duas receitas e devem utilizar a que melhor se adapta ao vosso tipo de pele. Utilizem uma vez por semana.

Peles Normais/oleosas
Passar o rosto com água morna ou quente, para abrir os poros, simplesmente colocar um pouco de Bicarbonato de Sódio nas pontas dos dedos e massajar a face e pescoço com movimentos circulares. Retirar o produto com água, sendo que a última passagem deve ser com água fria para ajudar a fechar os poros.
Usar um bom hidratante.

Peles Secas
Misturar o Bicarbonato de Sódio com mel caseiro, se necessário adicionar um pouquinho de água, e seguir os passos descritos acima.

Vão ver que a pele fica luminosa e sem aqueles inestéticos pontos negros, melhor que muitas limpezas faciais em salões de beleza.
Experimentem!

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Joaninha no Facebook

A Joaninha voou até ao Facebook, já lá temos a nossa página para que nos possam seguir mais facilmente.



Batatas fritas estaladiças!

Pois, eu sei que não é muito bom para a saúde ou para a linha, mas quem consegue resistir a umas batatinhas fritas estaladiças e como em tudo o importante é não haver exageros.


Deixo-vos aqui o meu truque para ter batatas mais estaladiças e secas.

Primeiro lavar bem as batatas descascá-las e cortá-las (eu gosto daquelas máquinas que cortam em rodelas bem fininhas), enquanto as vai cortando mantenha-as em água, no final, lavar muito bem até a água sair bem limpa, sem vestígios da goma natural das batatas, colocar sal e um pouco de vinagre (não se preocupem que não vão sentir o sabor depois de fritas).

Deixem as batatas dentro da água enquanto preparam outras coisas ou o óleo aquece e de preferência no frigorífico.

Fritem-nas sem carregar demasiado a fritadeira para que elas não tenham tanta tendência de colar.

Depois é só retirar o excesso de óleo e Bom Apetite!!!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Listas, listas e mais listas

Quem me conhece sabe que sou uma fanática por fazer listas, ajudam a organizar-me e faço-as para tudo.
Tenho uma lista para as tarefas do dia, lista de compras que vou actualizando durante o mês, listas inventários da despensa e do frigorífico, listas do que gostaria de fazer a longo prazo, etc.


Para quem esteja no início e a tentar organizar-se recomendo que comecem por uma lista com o que têm para fazer no dia seguinte ou na semana seguinte, depois de fazerem a lista vão ver que se sentem mais relaxados sem a preocupação de se lembrarem de tudo e no final sabe muito bem riscar as tarefas cumpridas.

Se houve tarefas que não concluiram não se preocupem, no final do dia transfiram-nas para o dia seguinte. O importante é não desanimar e não colocar demasiadas coisas na lista.

E vocês também fazem muitas listas ou como se organizam?

Olá a Todos!

Este blog nasce com o objectivo de compartilhar dicas sobre culinária, organização doméstica, beleza e um pouco de tudo o que nos pode ajudar a ser mais organizados e melhores nas tarefas domésticas e na nossa vida pessoal.

Acredito que devemos dar o melhor de nós próprios em tudo o que fazemos e cuidar da casa não deve ser excepção, para proporcionarmos um ambiente de amor, felicidade e paz para a nossa família.

Espero que seja um espaço agradável, útil e de interesse para todos.