quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desinfectar locais escondidos em nossas casa

Existem alguns lugares que quando limpamos a casa muitas vezes no esquecemos e se os limpamos não os desinfectamos, no entanto, podem ser alguns dos locais que acumulam mais bactérias e consequentemente maior risco de transmissão de doenças e infecções.

Estes sítios devem ser desinfectados, no mínimo todas as semanas, muitos deles mais do que isso, passando com alcool ou lixívia.

Os interruptores da luz são um dos locais prefenciais para contagio de doenças. Todos os dias todos os membros da família acendem e apagam as luzes inumeras vezes e muitas delas com as mãos sujas.


Os puxadores da cozinha, quantas vezes estamos a cozinhar e precisamos de algo, lá vamos nós com as mão sujas e abrimos uma gaveta ou armário, o mesmo com a porta do frigorífico e congelador.

É necessário muita atenção, pois pode provocar contaminação entre alimentos, por exemplo, carne que pode ter bactérias que são eliminadas com o lume, mas tocamos no puxador de uma gaveta para retirar uma faca, entretanto levamos a carne ao lume e fazemos a salada, precisamos de outro utensílio e lá vamos novamente à mesma gaveta, quando tocarmos na salada estamos a passar as tais bactérias, que não desaparecem mesmo se lavarmos a salada bem e podem provocar doenças muito perigosas.

A mesma contaminação pode acontecer com os pingos de carne a descongelar para outros vegetais dentro do frigorífico.

Outro local que muitas vezes nos passa despercebido é o auscultador do telefone, ou o telemóvel, quando falamos ao telefone, colocamo-lo perto da boca e com o falar é natural que bactérias e particulas de cuspo microscópicas saiam das nossas bocas, por isso é outro sítio que necessita da nossa atenção.

As teclas de computador também devem ser desinfectadas, já que tendem à acumulação de detritos.

Os canos de nossa casa também podem acumular detritos que podem levar à formação de bolores, por isso devemos deitar 1 litro de água a ferver semanalmente, podemos ainda misturar um bocadinho de lixívia para tornar esta solução ainda mais eficaz.


Finalmente, as torneiras de nossas casas, necessitam de limpezas profundas, quantas vezes não as abrimos para lavar as mãos tendo-as sujas, depois lavamos as mão e voltamos a fechar a torneira, tocando novamente no mesmo sítio e contaminando com a sujidade que tinhamos anteriormente, isto pode ser perigoso, especialmente, na elaboração de alimentos.

Existem inúmeros locais deste género espalhados pelas nossas casas, as janelas, os interruptores dos aparelhos electrónicos, entre muitos outros, que necessitam um olhar e avaliação cuidados.



3 comentários:

  1. Estou a adorar o blog, tem dicas mesmo muito interessantes!

    Nem me tinha apercebido, eu que sou uma pessoa que tem cuidado com as bactérias (só puxo o autoclismo depois de baixar a tampa, por exemplo) nunca me lembro de limpar o interruptor!

    Não há maneira de adicionar “Seguir o blog”, para estarmos sempre a par dos novos post? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Estou a tratar de adicionar o botão para seguir, fique atenta...
      Por enquanto pode seguir na nossa página do Facebook https://www.facebook.com/pages/A-Joaninha-Organizada/186124548209259

      Eliminar