sexta-feira, 17 de maio de 2013

Benefícios das bananas

Quando acabarem de ler este post nunca mais vão olhar para as bananas da mesma forma!

Este fruto tão comum, que temos sempre na fruteira, tem afinal imensos benefícios escondidos para a nossa saúde.



Se não acreditam então vejam:

1. Energia: As bananas contém 3 tipos de açúcar: sacarose, frutose e glicose que dão imediatamente levantam os nossos níveis de energia. Alguns estudos indicam que 2 bananas proporcionam energia suficiente para 90 minutos de exercício intenso.

2 - Depressão: Ajuda na depressão, isto acontece porque contém triptófano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, conhecida pelos efeitos relaxantes, que melhoram o nosso humor e nos fazem sentir mais felizes.

3 - Anemia: Cheias de ferro as bananas estimulam a produção de hemoglobina e são um aliado na luta contra casos de anemia.

4 - Pressão Arterial: Sendo extremamente ricas em potássio, no entanto baixas em sal, são perfeitas para combater os problemas de pressão arterial.

5 - Concentração: Investigação tem mostrado que ao ser rica em potássio a banana ajuda na apredizagem, deixando os estudantes mais alerta.

6 - Obstipação: Ricas em fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a restaurar o funcionamento normal dos intestinos sem recurso a laxantes.

7 - Ressaca: Uma dos melhores remédios para a ressaca é um batido de banana adoçado com mel. Enquanto a banana acalma o estômago, o mel ajudar a recuperar os níveis de açúcar normais e o leite reidrata.

8 - Azia: As bananas têm um efeito anti-ácido natural, por isso, em caso de azia experimente comer uma banana para uma sensação de alívio.

9 - Enjôos Matinais: Comer bananas entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e evitar o enjôo.

10 - Picadas de Insectos: Experimente passar a parte interior da casca da banana sobre a picada, ajuda a reduzir a irritação e o inchaço.

11 - Nervos: Ricas em vitamina B ajudam a acalmar o sistema nervoso.

12 - Úlceras: A banana é usada em dietas contra desordens intestinais devido à textura macia. Ajuda com o excesso de acidez e a reduzir a irritação ao revestir a mucosa do estômago.



4 comentários:

  1. Eu já sabia, devido ao facto de eu ter muitas cãibras e às minhas recaídas da depressão já me tinha dado com esta informação.

    Num entanto é uma fruta que me custa a comer, por isso para a comer com vontade só metendo um topping de chocolate por cima, aquecido, ou na salada de frutas.

    Ai sim, até me sabe bem! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal uns queques de banana? Ou um batido de bana com chocolate e amêndoa? Temos muitas soluções para integrar coisas que não gostamos na nossa alimentação :)

      Eliminar
  2. Adoro as da Madeira! São muito saborosas. Acho é que são um pouco calóricas, não?
    De qualquer modo, com variedade na alimentação, não deve haver problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bananas são de facto um fruto com algumas calorias e com os mencionados 3 tipos de açucares. No entanto, o impacto dos açucares naturais na saúde não é negativo e com moderação são importantes para uma alimentação variada :)

      Eliminar