quarta-feira, 15 de maio de 2013

Planear Refeições

Organizar os menus semanais ou mensais considero ser uma das tarefas mais importantes para pouparmos e fazermos uma melhor gestão doméstica.

Antes de começarem a planear as refeições para durante a semana aconselho vivamente a que vejam o que têm na despensa e no congelador/frigorífico, esses alimentos devem ser os primeiros a integrar as refeições.




Pode poupar-se muito dinheiro utilizando os produtos que já temos, além disso evita-se que passem da validade ou estejam demasiado tempo congelados.

Uma boa opção será também a de verificarem os folhetos e as promoções que existem nessa semana, vejam o que podem comprar a um preço atractivo e planeiem as refeições adequadamente.

Outro passo muito importante, será o de pensarem as actividades que tenham durante a semana e poderão constrangir o tempo para cozinhar, por exemplo, um dos filhos tem jogos de futebol às terças ao final do dia,  então tenha isso em consideração e não se decida por uma receita muito demorada ou elaborada, mas algo mais simples ou rápido, o mesmo com consultas médicas, dias que trabalhem até mais tarde, etc...

Façam refeições nutritivas e equilibradas e tentem diversificá-las, se um dia é peixe no outro é carne, se o almoço for batatas, o jantar pode ser arroz, etc, todos os dias devem incluir fruta e legumes.



Usem legumes e frutas da época, para além de mais saborosos, estarão a preços muito mais económicos.

Coloquem a ementa por escrito (podem encontrar uma para começarem aqui).

Agora que sabem o que vão fazer durante a semana, podem fazer as compras, vão ver que sabem exactamente o que vão precisar e evitam gastos desnecessários.

Se algum dia falhar ou sobrar comer, não faz mal, utilizem as sobras para fazer uma refeição deliciosa e a que não foi feita esta semana pode passar para a seguinte!



Sem comentários:

Enviar um comentário